top of page
A DISCIPLINA

A disciplina oferece estágio de docência na área de História em instituições culturais, tais como arquivos históricos, museus, memoriais, bibliotecas, acervos históricos de acesso público, feiras e exposições de caráter permanente ou semi-permanente, centros de cultura, setores de rádio, televisão e jornais voltados à educação patrimonial ou com programas de difusão do conhecimento histórico.

Professora responsável pela disciplina:

Carmem Zeli de Vargas Gil

carmemz.gil@gmail.com

Notícias e Publicações Interessantes

Espaço para compartilhar propostas interessantes relacionadas aos museus, arquivos, educação patrimonial e afins.

Paulo Freire é Patrimônio da Humanidade

Ilustração: Vitor Teixeira

Ilustração: Vitor Teixeira

O Acervo de Paulo Freire já possui reconhecimento do Conarq e do Programa Memória do Mundo da UNESCO em nível nacional e latino-americano.

 

Agora, o acervo de Paulo Freire foi reconhecido também como patrimônio da humanidade, tendo sido aprovado no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO.

Site: http://operamundi.uol.com.br/dialogosdosul/paulo-freire-e-patrimonio-da-humanidade/07112017/

Cemitérios e o Ensino de História

Plataforma para crianças e adultos que reconstruirá a historia da arte. O projeto surge do curso "Educación en museos, compromiso digital". Lançado no museu Thyssen-Bornemisza (Espanha).

O World Wonders Project apresenta patrimônios da humanidade, de tempos modernos e da antiguidade, por meio do Street View, modelagem em 3D e outras tecnologias do Google. Explore locais históricos como Ouro Preto e Congonhas, em Minas Gerais, os sítios arqueológico de Pompeia, na Itália, ou Stonehenge, na Inglaterra; lugares isolados como o Grand Canyon, nos EUA; ou até mesmo submersos, como a Grande Barreira de Corais, na Austrália. Conheça mais sobre a história e o passado de cada local, com informações fornecidas por meio de uma parceria com a Unesco.

Unesco declara Caminhos Incas como patrimônio da humanidade

São mais de 27 mil km de estreitas vias construídas há centenas de anos – talvez há mais de mil, como supõem alguns estudiosos –, em rotas que seguem sinuosos contornos entre milhares de montanhas da Cordilheira dos Antes, passando por territórios que hoje são de seis países diferentes, mas que foram feitos quando a região noroeste do continente era dominada por um único e pujante império.

O link para mais informações é:

http://redelatinamerica.cartacapital.com.br/argentina/unesco-declara-caminhos-incas-como-patrimonio-da-humanidade/

Exposição virtual sobre II Guerra Mudial

Seguindo a abordagem multidisciplinar que tem caracterizado as últimas exposições virtuais, o Arquivo Público do Estado de São Paulo traz a público a exposição “Segunda Guerra em Revista” que, por meio de artigos de revistas e jornais da época (1939 – 1945) e alguns documentos de acervo (fundos DEOPS e Defesa Passiva Antiaérea), pretende oferecer referências para o estudo do período do conflito. Além das informações históricas, a exposição traz também algumas análises da linguagem utilizada tanto pelos políticos – representada pelos discursos de Getúlio Vargas – como da mídia impressa, fortemente cerceada pelo controle do governo da época e inundada pela massiva influência da propaganda de guerra norte-americana.
A exposição pode ser acessada no link http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_guerra/index.php

Exposições Virtuais do Arquivo do Estado de São Paulo

A proposta pedagógica da exposição virtual é oferecer ao professor sugestões pontuais de atividades, a partir de diferentes linguagens presentes em nosso cotidiano. Nesta página, são utilizados jornais, fotografias, revistas, textos diversos e músicas, potencializando a aprendizagem. A exposição virtual não é um plano de aula, e sim uma busca de possibilidades diferenciadas para o uso de fontes históricas na escola.

 

Diretrizes da Educação Patrimonial - IPHAN

Publicação do IPHAN , de 2014, onde são destacado princípios e diretrizes conceituais para a educação patrimonial no Brasil. 

 

O arquivo pode ser acessado em: http://www.4shared.com/office/-EqzimU8ce/EducPatrimonial-Diretrizes.html

Google Cultural Institute acrescentou quatro coleções de museus brasileiros em seu "acervo": do Instituto Inhotim, da Fundação Iberê Camargo, do Instituto Moreira Salles e do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo.

Também o Museu do Futebol, que já tem uma exposição virtual no site, lançou a exibição online “Futebol de Papel - A Paixão pelo Futebol em Relíquias de Papel”.

Alices: Cenários de Vida e Arte

Uma parceria dos alunos da Museologia da UFRGS com o Museu da UFRGS gerou a mostra Alices: Cenários de Vida e Arte. A exposição narra através de documentos e de obras parte da trajetória das artistas plásticas Alice Brueggemann e Alice Soares.

O projeto Arte Fora do Museu mapeou grafites, esculturas, murais, prédios entre outras obras de arte urbanas espalhadas pelas ruas.

Morte, chocolate, tequila

Conheça 10 museus exóticos

Proposta de museu itinerante

Blog muito interessante!

Please reload

bottom of page